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Gestão de TI

Serviços de Gestão de TI

Também conhecido como gestão de segurança da informação, esse tipo de serviço refere-se à proteção de um determinado conjunto de dados para preservar o valor que ele possui para uma organização.

Para isso, são adotadas algumas estratégias, métodos, ações e ferramentas de segurança e monitoramento para alcançar tal objetivo. De forma resumida, cabe a empresa de gestão de TI definir a forma que a segurança da informação será tratada, sistematicamente, ou seja, planejar a estratégia e monitorar o cumprimento das práticas adotadas pela empresa.

A gestão de segurança da informação deve ser realizada por meio de etapas. A princípio são definidos os pontos de controle e as possíveis ameaças, por meio de uma análise na infraestrutura de TI (softwares e hardwares), redes lógicas e até mesmo os dados pessoais.

Lembrando que as ameaças podem variar de acordo com esses pontos de controle e a dinâmica de trabalho da companhia.

No geral, a gestão de TI tem a finalidade de encontrar as melhores práticas de segurança a serem adotadas por todos os colaboradores. O uso de e-mail e a navegação na internet, por exemplo, podem ser limitados de acordo com o que for considerado adequado para a companhia. O mesmo se aplica ao acesso à rede da empresa, seja via Wi-Fi em dispositivos móveis, seja por cabos de rede, USB, WDMI etc.

Dentre as ferramentas adotadas, podemos destacar, por exemplo, a UTM, que são extensões adicionadas no final de links para identificar a origem do tráfego que vai para um website e o Endpoint, um software de proteção instalado em todos os servidores de rede e em todos os dispositivos da empresa.

 

Principais falhas encontradas na gestão de TI

Ausência de políticas para prevenir e minimizar riscos

As políticas de segurança da informação sistematizam orientações e ações importantes de segurança em TI e tem o papel de guiar a empresa na prevenção e na resolução de crises.

Portanto, a ausência desses regulamentos pode trazer problemas irreversíveis para a empresa. Cabe ainda ressaltar que, não basta preocupar-se somente em formular regulamentos, mas sim fazer uma revisão constante das normas através da equipe de gestão de TI.

 

Má gestão do controle de acessos

Outro grande problema enfrentado quando não se tem uma gestão de TI eficaz é a falta de controle de acessos. Isso porque, é comum nos depararmos com empresas que contam com muitos usuários que utilizam o mesmo acesso, ou ainda não possuem uma gestão de políticas de permissão e confidencialidade de acesso aos dados.

E para evitar que as informações fiquem expostas ao vazamento e aos crimes virtuais (como o ransomware e outros malwares), é fundamental investir em uma política de controle de acesso.

 

Vazamento de informações sigilosas

O vazamento de informações sigilosas é um grande problema quando não se tem uma boa gestão de segurança da informação. Através desse tipo de serviço de TI, além de proteger os dados confidenciais, podem evitar as ações ciber criminosas e os ataques virtuais.

 

Falta de gerenciamento do backup

A falta de gerenciamento do backup é também uma das grandes falhas que podem ser resolvidas na gestão de TI, esse será responsável pela criação de cópias de segurança que protejam os arquivos corporativos em caso de desastres naturais, problemas técnicos, ataques hacker e erro humano (deletar arquivos acidentalmente).

De forma resumida, não fazer backup expõe seu negócio ao grande risco de perder total ou parcialmente os dados corporativos mais estratégicos, podendo impedir que ele continue funcionando normalmente.

 

Utilização de sistemas de baixa qualidade

A utilização de sistemas de baixa qualidade como o uso de aplicativos mal desenvolvidos são uma das principais vias de acesso para crimes cibernéticos no ambiente empresarial.

Isso acontece muitas vezes, devido às falhas em softwares e aplicações serem rastreadas e consequentemente sofrer ataques hacker, sequestro de informações e violação de dados.

Portanto, para se prevenir contra o problema, é fundamental contar com uma gestão de TI, que terá a função de avaliar e certificar a política de suporte do software.

 

Falta de treinamento da equipe

Sim, ter uma equipe que desconhece medidas básicas de proteção de dados é uma grande falha de segurança da informação nas empresas. Por esse motivo, oferecer um treinamento é essencial para conscientizar os colaboradores sobre a importância de não clicar em e-mails suspeitos e criar senhas fortes, bem como seguir a política de downloads.

 

Vantagens de optar pela gestão de TI na Outview

  • Otimização de investimentos

  • Planejamento de execução em fases

  • Prevenção de prejuízos

  • Agilidade na solução dos problemas

  • Prevenir a redução de competitividade

  •  Visões estratégicas, táticas e operacionais alinhada com os objetivos de negócio

  • Cultura de segurança institucional

  • Alinhamento com às melhores práticas internacionais ISO 27001

  • Preservação dos conhecimentos da empresa

 

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