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Monitoramento de Servidores

Serviço de monitoramento de servidores

Dentre os diversos serviços realizados pela Outview – Soluções em TI no Espírito Santo está o monitoramento de servidores. Fundamental no ambiente corporativo, tem como finalidade auxiliar na operação e manutenção do ambiente de TI, seja local (on premisses) ou na nuvem pública.

Também conhecido como gerenciamento de servidores, tal prática é utilizada para supervisionar a operação de serviço de TI, por meio da aplicação de ferramentas especializadas que tem como função medir, monitorar e gerenciar dispositivos de redes.

No geral, esse tipo de serviço é usado ​para garantir a disponibilidade e o desempenho geral de todo ambiente de TI.

 

Como funciona o monitoramento e gerenciamento de servidores

No gerenciamento de servidores, são utilizadas algumas plataformas que permitem aos administradores monitorar o acesso de roteadores, componentes lentos ou com falhas, firewalls, switches, sistemas clientes, o desempenho do servidor, o comportamento das aplicações entre outros dados da rede.

Resumidamente, através dessas ferramentas é possível medir, monitorar e gerenciar, de modo a detectar e relatar falhas em dispositivos, nos serviços de rede e nas aplicações do ambiente e serem solucionados antes que causem danos ao sistema.

Isso porque, graças as ferramentas de monitoramento de servidores, os analistas de TI são alertados antecipadamente sobre o ocorrido. Assim, a tomada de ações preventivas, acontece antes da parada, evitando prejuízos.

Lembrando que se trata de um processo contínuo que deve ser realizado em períodos pré-definidos, de maneira que contribua para maior disponibilidade e performance de do ambiente corporativo.

 

Principais falhas encontradas no gerenciamento de servidores

 

Acidentes e condições climáticas

Geralmente, os sistemas são instalados em servidores físicos localizados dentro da própria empresa ao invés de ter um data center ou provedor de nuvem de mercado para o armazenamento.

O grande problema desse tipo de situação estão os riscos de incêndios, temperatura inadequada e umidade acabarem danificando os equipamentos e consequentemente comprometer os dados, causando problemas em alguns casos, irreversíveis.

Com o gerenciamento e monitoramento de servidores é possível migrar toda ou boa parte da infraestrutura de TI para um data center externo ou serviço de infraestrutura na nuvem (IaaS) e eliminar os problemas relacionados as condições físicas do ambiente.

 

 

Fornecedores de sistemas

Alguns sistemas são hospedados por empresas terceirizada, o que pode deixar a empresa com grandes problemas quando o sistema sair do ar. Por isso, a recomendação é contar com uma equipe de gerenciamento de servidores em tempo real, capaz de identificar imediatamente o problema e solucioná-lo o quanto antes.

 

Falha de acesso aos sistemas

São muitos os erros que podem ocorrer em acessos aos sistemas, às vezes esses levam tempo para serem identificados, por isso com uma ferramenta para monitoramento de servidores tal problema pode ser identificado rapidamente. O que agiliza o processo de identificação e correção das falhas.

 

 
Perda de banco de dados

A perda de banco de dados pode ocorrer por conta de algum problema no servidor e em alguns casos, a empresa corre o risco ainda de excluir os dados acidentalmente ou por algum funcionário mal-intencionado.

Com o gerenciamento de servidores tal problema pode ser evitado, já que a plataforma utilizada possibilita rastrear todas as alterações realizadas e o que foi perdido, inclusive identificando o responsável.

 

Problemas de armazenamento

Os problemas de armazenamento são conhecidos como uma das principais causas de quedas e indisponibilidade em servidores e na maioria das vezes o desempenho nos sistemas pode estar ligado diretamente a erros na escolha do tipo de armazenamento.

Tal problemas pode ser evitado com gerenciamento de servidores, que por sua vez ajuda a garantir a integridade dos dados, permitindo encontrar falhas operacionais ainda no processo de desenvolvimento.

 

Violações de segurança

Todo e qualquer sistema deve estar protegido contra acessos não autorizados e, ainda assim, estamos sujeitos a invasões de hackers que violam a segurança e podem fazer um completo estrago. Nesse caso, é essencial contar com o serviço de monitoramento de servidores, que por sua vez gerencia as permissões de acesso.

 

 

Falhas humanas

É bastante comum que os usuários comentam erros, seja no uso inadequado de uma ferramenta ou no desenvolvimento e suporte aos sistemas. Essas falhas podem gerar conflitos, corromper dados, afetar a segurança e comprometer completamente um sistema, uma rede, ou servidor.

Sendo assim, reforçar as políticas de segurança da empresa e contar com um gerenciamento de servidores com treinamento adequado, reduz significativamente as falhas, evitando incidentes que comprometem o funcionamento.

 

Mudanças excessivas

Muitas mudanças ao mesmo tempo podem comprometer a janela de manutenção de um servidor e ocasionar problemas durante a execução das tarefas. Isso acaba gerando um retrabalho e fica muito mais difícil para resolver com o curto tempo disponível.

Por isso, planejar o tempo de manutenção e programar as mudanças necessárias de acordo com o tempo disponível estabelecidos pela equipe é fundamental para evitar transtornos futuros que comprometam o funcionamento dos servidores.

 

Vantagens de optar pelo gerenciamento de servidores na Connecta

  • Mapear e documentar toda a sua rede e conectividade;

  • Monitorar o funcionamento e consumo de recursos de cada dispositivo físico ou virtual da infraestrutura;

  • Identificar, capturar e até mesmo evitar facilmente a degradação no desempenho da rede equipamentos e aplicações antes mesmo de afetar os usuários ou toda a empresa;

  • Resolução de problemas em tempo real com gráficos instantâneos e detalhados;

  • Identificar e lidar com a maioria dos problemas críticos, atendendo e superando as expectativas técnicas e comerciais;

  • Alocar profissionais e investimentos na área de maneira eficiente, economizando recursos da empresa e fornecendo um serviço melhor aos usuários e clientes internos.

 

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